segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ÉNÓISQUTÁ, MALANDRÁGI

É de chorar quando a gente sai do Brasil e repara como as nossas cidades são entupidas de grafite e a gente já se acostumou com esses níveis de depredação de monumentos e de poluição visual... O Rio de Janeiro é a cidade do mundo com o segundo maior número de estátuas e afins, só perdendo para Paris. Agora, não precisa ir para Europa para ver como pichadores são devidamente escurraçados... O que me leva a crer que é o Rio que sofre com uma babção de ovo para bandidagem.

Acredito que se investigar o que leva esses debilóides a fazerem o que fazem, dificilmente conseguiria mudar minha opinião sobre esses debilóides. Suas motivações, acredito eu, dão pena pois devem girar em torno da busca pela afirmação de suas (Malhação) ID's de marginalzinho de varanda. Parada cabreeeeeeeera, possivelmente censurada para a trama das 17h e se bobear até mesmo para a novela das 19h!

Além dos grafiteiros e pichadores (Guilhermão, porque você usou dois sinônimos aqui? Que pleonasmo de analfabeto!), os sprayjets também são instrumentos de trabalho: para malucos-beleza em busca de suas obras-primas e para menininhos leito-com-pêra juvenis que tentam criar bandeiras para suas Olimpíadas e que são incentivadas pelos seus estabelecimento de ensino em completarem seus primeiros passos supervisionados em sua formação como futuros criminosos. Desse universo booooooolado, de valor mesmo só o uso pelos hippies das Belas-Artes. Ainda que com ressalvas, defendo o uso para esses fins para criem suas obras plásticas sob pena de, desocupados, passem a se aventurar por expressões artísticas com seus corpos. E ISSO, COMPANHEIROS, TEMOS QUE EVITAAAAR UNIDOS!


Pelo que vejo, existem 3 formas de pôr fim a esta praga. São elas:

1- Esperar 323 anos até atingirmos níveis europeus de educação e civilidade.
2- Reprimir pelo aparato policial hoje disponível. O resultado está na vista...
3- Controlar os pontos de venda de spray-jets, cadastrar e controlar os compradores (via associações da classe artística, sei lá se esses desocupados tem qualquer forma de organização) e, principalmente, sobretaxando essas ferramentas de encosto... Não sou nenhum doutor em política tributária, mas aparentemente, nenhuma autoridade pública tampouco...


Tendo um defensor da prática como autor do blog, peço que ele saia do marasmo silencioso que se encontra e que venha defender os grafiteiros! VEM PRA MÃO CHARLES!

3 comentários:

  1. guilherminho (cade meu relogio ?)23 de novembro de 2009 às 12:50

    meu deus.. vc so fala idioticesssss !!

    ResponderExcluir
  2. Nossa guilherme, isso foi digno de um futuro ditador.
    Zero saco, de comecar essa discucao. Soh vou dizer algumas coisas pra equilibrar a balanca, ja que vc foi mto conservador e eu acho q isso pode fazer mal as pessoas.

    Eu naum apoio nem gosto pixacao, mto menos a pixacao em obras de arte e paredes historicas.
    Agora, paredes cinzas(quase pretas) de viadutos, lugares abandonados como a Cruzada, Avenida brasil, museu do indio, zona portuaria devem sim ser invadidas por pinturas e intervencoes artisticas. Sejam elas bonitas PRA VC ou PRA MIM. Alias, se vc morasse na ZN vc teria visto no comeco do anos paredes coloridissimas e divertas serem repintadas de marrom, mto mal e porcamente por sinal. Mas ta, vc pode achar isso melhor neh?

    Eu poderia dizer tb q pixacao pode ser considerado tipografia, mas eu teria q estar mto elevado espiritualmente pra acreditar nisso. Soh proponho a ideia.

    Ja tentaram controlar os pontos de venda de jets. NAO DEU CERTO. Alem disso a maioria da pixacao feita em SP nao eh feita com jet e sim tinta normal. Ou seja, qm naum tem jet vai de rolinho msm.

    O aparato policia ja reprime. Mas vc concorda com a forma como eh feita? O pixador playboy paga um dinheiro e vaza feliz da vida. O pixador fudido toma porrada. Ta certo? Se concorda eu paro o dialogo aqui.

    Ah, vc sabe bem q o q vc conhece de europa se equivale ao q um europeu ou estudante da PUC conhece do rio neh?
    Os taggers (pixadores) e grafiteiros mais famosos do mundo nasceram cresceram e aprenderam a rasbiscar paredes alheias na europa. Barcelona e as periferias de paris e inglaterra sao galerias a ceu aberto.

    Ah, manda esse post pro banksy q vc tnt gosta !

    ResponderExcluir
  3. Eu estava novamente sendo provocativo, Charles. Existem grafites que são bem-humorados e bem-colocados. Banksy na veia, véio (ele aliás, para mim faz arte de protesto, tá no grupo das Bellas Artes)... Mas se bons grafites são uma benesse que vem com todo o resto, então vou ser radical sim e votar para que sejam banidos. Triste, mas verdade...

    Sobre o aparato policial atual, justamente: concordamos que o que hj existe não funciona... (vai na vibe também da atual política de repressão às drogas, mas eh oooooutro papo)...

    Sobre o que eu conheço da Europa: de fato não é muito. Mas pensa que dentre o que um gringo conhece do Rio, ele já viu mais poluição visual do que eu veria em 5 anos de periferias européias...

    ResponderExcluir