domingo, 25 de outubro de 2009

Para refletir sobre o que é ser gênio...

O post de hoje é sobre uma dessas coisas que eu deparo e fico passando um bom tempo pensando a respeito sem nunca conseguir compreender de fato suas reais implicações no diversos aspectos de nossas vidas.

(abre parêntesis)
Então, estou me acabando aqui na App Store da Apple para aplicativozinhos nerds. Tenho muito que me conter muitas das vezes para ficar só nos programinhas gratuitos (mas confesso que estou seriamente tendencioso a comprar o Rock Band por UD$ 10,00... Ai papai... Tenho que descobrir logo como ativa o Pirate Bay da parada).




Conforme tinha conversado anteriormente por e-mail, acredito que esses efeitos de rede que a Apple criou são sua maior força para manter fãs cativos e ainda trazer novos cada vez mais (sejam eles desenvolvedores de software que dividem lucros com a Apple ou os 99,6% da população mundial restante que não são nerds e que pagam com um sorriso no rosto pela nerdisse dos 0,4%), ao mesmo tempo em que embarca de vez no processo de "servilização" de produtos (que é o que há de mais séc. XXI para negócios que produzem bens físicos). E é um processo de embarcar serviços nesses bens físicos que não necessariamente está calcado no "all for free"da Google.

Realmente complica para o lado de outros celulares e mp3 players que tem um produto de melhor qualidade saírem para competir com uma desvantagem inicial tão grande. (Mesmo que tenham copiado o conceito da lojinha de aplicativos. O celular da Google, por exemplo, ainda está para mostrar ao que veio)...

Não é por nada não, mas o Steve Jobs de fato merece os aplausos de um consumidor (no caso, eu) que até bem pouco tempo atrás odiava seus iP(h)ods de gerações pré-wiFi e pré-telas touch. Isso deve ser fruto de anos e anos apanhando e quase indo à falencia com os efeitos de rede da Microsoft e do PC. Isso porque mesmo com produtos de melhor qualidade, ninguem comprava / compra Machintosh porque eram incompatíveis com o resto do mundo...

Neste link dá para acompanhar o escalonamento do número de aplicativos e de downloads dos quais a Apple se aproveitou. Nesse daqui, dá para ver o mesmo efeito, mas para as músicas, vídeos e afins comprados no iTunes.
(fecha parêntesis)


Mas entããããoooooo... O post de hoje era apenas para partilhar com vocês a existência de um determinado aplicativo que deu muito o que falar há um tempinho atrás (cerca de um ano). Vou deixar que vocês reflitam a respeito... O "I am Rich". O que ele faz? ABSOLUTAMENTE NADA! Quanto ele custa? UD$ 999,99. Quantas pessoas dizem ter comprado no espaço de um dia (antes da Apple ter tirado o bichinho do ar)? Oito. Porque? PORQUE ELAS PODEM! Do que podemos chamar o sujeito que bolou isso após ter embolsado essa quantia? ....

------------------------------------

Obs: Um dos compradores alega ter comprado acidentalmente. AHAHAHAHAHAHAHAHA. Esse com certeza não tem nada de gênio!

Um comentário:

  1. PUTA MERDA! Parou ! Entao o verdadeiro genio nao é o q sabe mais q os outros e sim aquele q sabe q os outros nao sabem nada sobre ser inteligente!? Genial. E tem gente q reclama da burrice alheia !

    Alias, os numeros sao impressionantes !
    Bom, eu nunca comprei uma musica sequer. Eu nunca nem entrei na lojinha da apple.

    PIRATE LIFE !

    ResponderExcluir